MARINHA

Praia do Cumbuco volta a ter mancha de óleo, e tartaruga aparece morta

Praia do Cumbuco volta a ter mancha de óleo, e tartaruga aparece morta
Manchas de óleo foram vistas na orla da Praia do Cumbuco, no município de Caucaia, na manhã desta terça-feira (5). Moradores encontraram o material no início dessa manhã. Equipes do Estado e da Prefeitura enviaram para fazer a limpeza do local. Uma tartaruga morta com manchas de óleo foi encontrada na praia. Eliandro Santana, guarda-vidas…

Manchas de óleo foram vistas na orla da Praia do Cumbuco, no município de Caucaia, na manhã desta terça-feira (5). Moradores encontraram o material no início dessa manhã. Equipes do Estado e da Prefeitura enviaram para fazer a limpeza do local. Uma tartaruga morta com manchas de óleo foi encontrada na praia.

Eliandro Santana, guarda-vidas de um condomínio próximo ao local atingido pelas manchas, viu o óleo no início da manhã, a caminho do trabalho. Ele conta que ficou surpreso, pois achava que não haveria reincidência de manchas de óleo na praia.

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema) informou que o material oleoso atingiu 500 metros da praia, mas que a poluição é leve. Segundo a secretaria, foram mobilizados 30 militares para a limpeza dos vestígios.

No início de outubro, a praia foi considerada imprópria para banho pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) por causa da presença de óleo.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) afirmou que não foi acionado para a ocorrência.

Pelo menos 26 praias do Ceará já foram atingidas pelo material oleoso. O Ibama confoirmou a presença de manchas de óleo na praia de Pontal do Maceió, na última segunda-feira (5).

Segundo o último boletim da Marinha do Brasil, divulgado na segunda-feira (4), o litoral do estado do Ceará está limpo de manchas de óleo.

Tartaruga Morta

uma tartaruga morta com manchas de óleo foi encontrada na Praia do Cumbuco, em Cauacaia
Reprodução

Uma tartaruga foi encontrada morta suja de óleo próximo às manchas. Segundo o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia, Hugo Pontes, o animal tinha pequenas manchas de óleo.

Segundo o Instituto Verdeluz, que atua no resgate de animais marinhos, só é possível confirmar a relação da morte da tartaruga com o material oleado após análise do animal. Uma equipe da Sema foi ao local para resgatar o animal.

Fonte

Tradutor - Translate »