MARINHA

O que fazer em Maragogi: praias, pousadas e belezas do Caribe brasileiro!

Maragogi é um dos melhores destinos do Nordeste e que conquista o público por sua simplicidade e beleza. Confira abaixo algumas dicas para aproveitar suas férias na cidade! O litoral nordestino tem várias cidades lindas e em Alagoas tem diferentes cidades praianas que são uma delícia para descansar. Maragogi e redondezas fazem parte da chamada…

Maragogi é um dos melhores destinos do Nordeste e que conquista o público por sua simplicidade e beleza. Confira abaixo algumas dicas para aproveitar suas férias na cidade!

O litoral nordestino tem várias cidades lindas e em Alagoas tem diferentes cidades praianas que são uma delícia para descansar. Maragogi e redondezas fazem parte da chamada Costa dos Corais, uma área de proteção ambiental que se estende por cerca de 120 km ao longo da costa e abriga praias lindas, com águas mornas, coqueirais a perder de vista e muitas piscinas naturais.

O Melhores Destinos foi indicado ao Prêmio Ibest 2020! Nos ajude com um voto! É rapidinho! 

Alguns destinos da região são mais conhecidos, outros são ainda pouco explorados e todos têm em comum uma beleza estonteante. Confira nossas dicas de Maragogi!

maragogi alagoas

Maragogi – Imagem: Camille Panzera/Melhores Destinos

Onde fica Maragogi

Maragogi é uma cidade do estado de Alagoas, no nordeste Brasileiro. A cidade está a cerca de 124 km de Maceió, capital do Estado, e a cerca de 130 km de Recife, capital de Pernambuco. Se você tem como destino a cidade de Maragogi, poderá viajar através dos Aeroporto de Maceió – Zumbi dos Palmares (MCZ) ou através do Aeroporto de Recife – Guararapes / Gilberto Freyre (REC), já que a cidade de Maragogi fica no meio do caminho entre as duas capitais.

mapa maragogi

Onde fica Maragogi? Confira a localização da cidade no mapa!

Como chegar a Maragogi

A partir das capitais Recife ou Maceió você pode ir por via terrestre com um carro alugado ou um transfer até a cidade.

Devido à maior oferta de voos, pode ser mais cômodo chegar na região através do Aeroporto de Recife. Foi o que fizemos em nossa última viagem. Retiramos o carro alugado no aeroporto e seguimos até Maragogi. A estrada ao longo do caminho estava em boas condições, com trechos duplicados e o trecho próximo de Maragogi passava por obras de melhorias.

De Recife a Maragogi – de carro

Saindo do Aeroporto de Recife – Guararapes ou da cidade de Recife, o trajeto é feito pela PE-060, que conta com alguns trechos duplicados ao longo do percurso. A partir do aeroporto são cerca de 120 km percorridos em 2 horas. Nesse trajeto você passa um pouco mais “por dentro” do litoral, mas se quiser, também poderia fazer uma parada rápida para visitar Porto de Galinhas ou a Praia de Carneiros.

De Maceió a Maragogi

Saindo de Maceió o percurso pode ser feito através de diferentes estradas, sendo o trajeto mais rápido o realizado através da AL-105. São cerca de 130 km a partir do Aeroporto de Maceió – Zumbi dos Palmares, realizados também em uma viagem com cerca de 2 horas de duração.

Ônibus e transfer

É possível ainda chegar a Maragogi com ônibus da Real Alagoas ou transfer de agências turísticas saindo dos aeroportos próximos, que são uma opção interessante para quem não pretende alugar um carro.

Por último, mas não menos importante, vale lembrar que também é possível chegar a Maragogi com agências de turismo ou um transfer previamente contratados. Essa opção pode ser boa para quem não pretende dirigir e quer um pouco mais de comodidade. Vale lembrar que ela é paga por pessoa e que é preciso avaliar se esse custo-benefício compensa para você, já que muitas vezes não é indicado para uma família grande.

Veja aqui mais detalhes de como chegar a Maragogi.

Leia também:

Passagens Aéreas para Maragogi

Pacotes para Maragogi

Guia de Maragogi

praia de maragogi

Maragogi – Imagem: Camille Panzera/Melhores Destinos

O que fazer em Maragogi

As principais atividades na cidade são voltadas para o mar, que tem cores lindíssimas na região! Você pode curtir as praias de Maragogi, fazer um passeio para suas piscinas naturais ou um passeio de buggy. É importante frisar que Maragogi é uma cidade pequena, não tem muitos pontos turísticos ou obrigações, o melhor por lá é realmente descansar.

Fique apenas atento ao fato de que as praias e, principalmente, as piscinas naturais ficam muito mais legais para serem aproveitadas no período de maré baixa! Abaixo você confere as dicas sobre o período de maré baixa.

Praias de Maragogi

As praias de Maragogi são muito diferentes dependendo do momento em que você as visita. O colorido esverdeado, como do Caribe, costuma ser uma marca forte do lugar, mas as praias ficam muito diferentes entre maré baixa e maré alta. Na maré baixa as praias ganham um longo trecho de areia, já que o mar é “puxado” para dentro do oceano e é possível andar vários metros em uma área que durante o período de maré cheia está ocupada pela água. Nesse período o mar também fica mais raso e é quando podemos perceber os bancos de areia e piscinas naturais em algumas praias.

Abaixo você confere as principais praias de Maragogi e também de municípios vizinho, que esbanjam beleza.

  • Praia de Maragogi – é a praia principal da vila, onde estão os principais restaurantes da cidade. Não costuma ser muito frequentada por turistas e não demonstra toda a beleza da região oferece, mas dela partem os passeios para as piscinas naturais. Essa praia está no centrinho da cidade, tem comércio ao redor, feirinha de artesanato e muitas pousadas próximas. Você pode usá-la como ponto de referência para uma boa localização, mas vale ter em mente que para curtir um mergulho na praia, ela provavelmente não será sua primeira opção.
  • Praia de Xaréu – Xaréu é uma praia que durante a maré baixa você pode andar vários metros “mar adentro”. É ideal para quem busca tranquilidade, já que praticamente não tem comércio. A partir de Xaréu você pode também ir caminhando até barra grande, uma das praias imperdíveis de Maragogi.
  • Barra Grande – Ela é uma das melhores praias de Maragogi, tem águas cristalinas e na maré bem baixinha evidencia a existência de um banco de areia, conhecido como Caminho de Moisés. Na frente da praia ficam as piscinas naturais de Barra Grande, geralmente conhecidas através de um passeio de barco, mas que em um período de maré muito baixa pode ser acessada até a pé. É uma das praia com estrutura simples, mas que vale a pena conhecer!

    praia em maragogi

    Maragogi – Imagem: Camille Panzera/Melhores Destinos

  • Praia de Antunes – Conhecida como uma das praias mais bonitas de Maragogi, essa praia conta com a estrutura de algumas barracas que vendem comidas e bebidas. É indicada para quem busca um pouco de estrutura na beira do mar, já que em boa parte das praias da região não há comércio. Antunes tem alguns cenários muito legais para fazer fotos e por isso é parada constante dos passeios de buggy.
  • Japaratinga – Em um município vizinho a Maragogi, Japaratinga é uma antiga colônia de pescadores, com cerca de 5 praias. É um destino pouco explorado e ainda pouco conhecido por grande parte dos turistas, mas que é lindo! O local tem piscinas naturais, bancos de areia e muita tranquilidade… é ideal para quem quer sossego. Há pouco tempo foi inaugurado por lá o Japaratinga Lounge Resort, um resort all inclusive do mesmo grupo do Salinas Maragogi.

Caminho de Moisés – Banco de Areia na Praia de Barra Grande – Imagem: Camille Panzera/Melhores Destinos

  • Patacho – A Praia do Patacho fica, na verdade, em Porto das Pedras, vizinha de Maragogi. É um lugar com milhares de coqueiros na beira do mar, sem comércio e com muita tranquilidade. É ideal para quem quer relaxar e passar um dia em uma praia paradisíaca. Muita gente a considerada uma das melhores praias do Nordeste, e não é para menos, a Praia do Patacho realmente impressiona por sua beleza, piscinas e pela enorme quantidade de coqueiros.
  • São Miguel dos Milagres – Cada vez mais famosa, São Miguel dos Milagres não está em Maragogi e sim em Porto das Pedras, cidade vizinha. A praia tem um boa estrutura, restaurantes e também pousadas próprias. É um lugar lindo, seja para curtir durante um único dia ou para se hospedar por lá mesmo. O local oferece muita tranquilidade, tem piscinas lindas e um mar cristalino, digno do título de Caribe Brasileiro.
  • Caminho de Moisés – O nome desse local faz referência a passagem bíblica de Moisés ao abrir o Mar Vermelho e em Maragogi se trata de um banco de areia localizado na Praia de Barra Grande. O local fica aparente apenas no período de maré baixa e permite que os visitantes andem muitos metros mar adentro, sempre caminhando por cima do banco de areia. É necessário verificar a tábua de marés para poder conhecer Caminho de Moisés no momento correto! O lugar é lindo e realmente muito diferente… ao seu redor a água fica bem rasa, ideal para quem está com crianças.

Veja aqui mais dicas de Praias em Maragogi.

Você também pode aproveitar para fazer um passeio à Maceió, saindo de Maragogi!

Passeio às piscinas naturais de Maragogi

O passeio para as piscinas naturais de Maragogi é certamente uma das principais atividades que a cidade oferece. É tão popular que muita gente vai à Maragogi apenas para isso. No litoral da cidade, mas adentro, ficam três grupos de piscinas naturais: as Galés, piscinas principais e mais visitadas (em frente ao resort Salinas); Taocas (à frente da praia de Maragogi); e Barra Grande.

Todas as piscinas naturais podem ser conhecidas através de passeios de catamarã ou de lancha. Recomendamos que você faça o passeio em lancha, que é muito mais rápido e prático. O número de visitantes nas piscinas é controlado e os turistas precisam usar uma pulseira para controle de visitantes ao realizar a atividade.

piscinas naturais de maragogi

Piscinas naturais em Maragogi – Imagem: Camille Panzera/Melhores Destinos

Dica: Lembre-se que para realizar esse passeio você deve visitar a cidade no período de maré baixa!

Passeio de buggy

O passeio de buggy é outra atividade muito procurada em Maragogi e que pode ser realizada em um percurso que leva ao litoral sul ou ao litoral norte. Indo em direção ao litoral sul você pode passar por praias de Maragogi, como São Bento e Paripueira, visitar Japaratinga, que tem praias belíssimas, passar pelo Rio Manguaba e visitar o projeto Peixe-Boi, onde é possível acompanhar o cuidado a esse animal ameaçado de extinção.

Seguindo no passeio de buggy pelo litoral norte pode curtir praias de Maragogi como Peroba, Ponta de Mangue, Xaréu e Barra Grande. Para o passeio de buggy também é indicado que você escolha um dia de maré baixa! (Leia mais sobre isso logo abaixo). Barra Grande é especialmente conhecida pelo chamado “Caminho de Moisés”, um banco de areia que surge no meio do mar no período de maré baixa — é espetacular!

passeio em maragogi

Imagem: Camille Panzera/Melhores Destinos

Onde ficar em Maragogi

A pequena cidade tem principalmente pousadas e alguns hotéis, além de um resort bem conhecido que é o Salinas Maragogi. Já estivemos hospedados em várias pousadas em Maragogi e você confere abaixo algumas sugestões de lugares em que já nos hospedamos.

Pousadas em Maragogi

Uma das pousadas que gostamos muito de ficar foi a Pousada Taieiras, que fica no centro, mas ao mesmo tempo em um lugar bem tranquilo e silencioso. O local é simples e confortável, com um bom café da manhã. Outra opção, na beira do mar é a Pousada Olho d’Agua, que fica a frente da praia central, pertinho de restaurantes. Mais afastado do centro, você encontra a Pousada Barra Velha, que tem pequenos apartamentos e fica bem na frente da praia e também a Pousada Ponta de Mangue, que tem preços bem convidativos.

pousada em maragogi

Pousada Camurim Grande – Maragogi – Imagem: Camille Panzera/Melhores Destinos

Para quem busca uma pousada mais exclusiva e com um pouco mais luxo, a dica infalível é a Pousada Camurim Grande, que tem poucos quartos, um atendimento muito atencioso e ótimas refeições, além de uma área ao ar livre maravilhosa! A pousada sozinha já é uma atração.

Hotéis em Maragogi

Um dos hotéis em Maragogi que também já ficamos hospedados foi o Hotel Areias Belas, com uma boa estrutura e localização central na praia principal da cidade. O Croa Mares Hotel e o Gran Oca All Inclusive Resort são outras boas alternativas para quem busca um local estruturado.

Resort em Maragogi – Salinas Maragogi All Inclusive

Em diferentes oportunidades já ficamos hospedados no Salinas Maragogi, que para muitas pessoas é o motivo de uma visita à cidade. O resort funciona no regime all inclusive, com bebidas e refeições incluídas no valor da hospedagem e conta com uma excelente estrutura. É o tipo de acomodação ideal para quem busca conforto e quer curtir o próprio resort, sem precisar sair. Ficando no Salinas você pode não apenas fazer as refeições por lá, mas curtir a piscina, relaxar em seu spa ou encontrar atividades e área de recreação para os filhos. É um lugar para pessoas de todas as idades. O Salinas Maragogi, inclusive, foi eleito o Melhor Resort do Brasil segundo nossos leitores.

salinas maragogi

Salinas Maragogi – Imagem: Camille Panzera/Melhores Destinos

Quando ir a Maragogi

Faz calor o ano todo em Maragogi, mas é importante ficar atento à duas questões ao visitar a cidade: o período de chuvas e a tábua de maré.

Os meses entre outubro e janeiro são os que têm menos chuvas, enquanto entre abril e julho chove mais. Você pode viajar à cidade o ano inteiro porque sempre faz calor, mas recomendamos os meses menos chuvosos não apenas porque a chance de pegar dias de tempo aberto são mais prováveis, mas porque nessa época em que chove menos o mar também tende a ficar mais cristalino.

Quanto à maré, é importante entender que as piscinas naturais tão faladas dessa parte do país podem ser vistas apenas durante o período de maré baixa, que é quando a altura do mar diminui e as piscinas ficam à mostra. Sendo assim, é essencial que você veja direitinho quando acontecerá a maré baixa para programar sua viagem para esse período. Confira aqui mais detalhes de como entender a maré baixa e quando ir a Maragogi.

Confira também uma matéria bem explicada sobre a Tábua de Maré, ou confira no site da Marinha do Brasil o melhor momento do mês para viajar.

Onde Comer em Maragogi

Maragogi tem restaurantes para todos os bolsos, alguns mais simples e outros mais refinados. Os pratos com peixes e frutos do mar marcam presença nos cardápios da cidade, com a vantagem de serem bem fresquinhos. Tapiocas e um biscoito regional chamado bolo de gola também merecem um espaço no seu

Sugestões de restaurantes em Maragogi:

  • Odoiá, que tem um ambiente agradável e visual para o mar;
  • Tapioca da Martha – para uma refeição econômica e rápida;
  • Tuyn, o restaurante da pousada Praiagogi, com pratos lindos;
  • Meraki Beach – para comer e aproveitar a praia ao mesmo tempo;
  • Comedoria Marítima – para pratos com peixes e frutos do mar
  • Restaurante da pousada Camurim Grande, que é mais refinado e indicado para uma refeição especial
  • Casa de Dona Marlene – fábrica de bolos de goma – Se quiser experimentar o biscoitinho tradicional da região, o “bolo de goma”, esse é um lugar bem popular na cidade para experimentá-lo. Na estrada que atravessa a cidade muitas pessoas também o oferecem para venda.

Transporte em Maragogi

Maragogi é uma cidade pequena e no centro você consegue fazer tudo a pé. Para explorar as praias nos arredores da cidade, o ideal é estar com carro alugado, assim você terá mais liberdade para ir onde preferir. Recomendamos que você alugue um carro online e faça a retirada no aeroporto que escolher viajar para, então, ir de carro do aeroporto até a cidade.

Caso não queira alugar um carro, tudo bem também. Você pode conhecer as praias da cidade através dos passeios de buggy, que passam por várias praias do litoral.

maragogi alagoas

Maragogi – Imagem: Camille Panzera/Melhores Destinos

Quantos dias ficar em Maragogi

Há quem visite a cidade apenas para fazer o passeio às piscinas naturais, mas se você quer conhecer o lugar bem, o melhor é ficar hospedado lá. Recomendamos ao menos 2 dias para fazer os principais passeios. Se quiser apenas relaxar, sem obrigações, fique mais dias.

Bancos e dinheiro

A cidade tem agência bancária do Banco do Brasil, Caixa, Bradesco e Banco do Nordeste. Tem também agência dos Correios. A grande parte dos gastos na cidade você consegue pagar com o cartão de crédito sem problemas. Maragogi não é um destino caro e oferece um ótimo custo aos seus visitantes, inclusive em hospedagens e alimentação.

Informações úteis – Maragogi:

Distância de Maceió: 124 km


Distância de Recife: 133 km


DDD: 82


Voltagem: 220 V


População: 32 mil habitantes


Leia mais informações no nosso Guia de Maragogi! E você, tem outras dicas de Maragogi? Compartilhe com a gente nos comentários!

Fonte

Tradutor - Translate »