CAÇAS

Idade do Bronze – o que foi, quando ocorreu e transformações

Idade do Bronze – o que foi, quando ocorreu e transformações
A Idade do Bronze foi o período histórico que fez a transição da Pré-História para a Antiguidade. No momento em que a humanidade passou a dominar a metalurgia do bronze – daí o nome -, uma grande evolução tecnológica aconteceu. Apesar de ser um período histórico importante, ele não é bem definido. Enquanto algumas civilizações…

A Idade do Bronze foi o período histórico que fez a transição da Pré-História para a Antiguidade. No momento em que a humanidade passou a dominar a metalurgia do bronze – daí o nome -, uma grande evolução tecnológica aconteceu.

Apesar de ser um período histórico importante, ele não é bem definido. Enquanto algumas civilizações já dominavam o uso do bronze, outras ainda estavam na Idade da Pedra. Ao mesmo tempo, algumas até mesmo passaram direto por essa era, como vamos ver logo mais.

De acordo com a mitologia grega, a Idade do Bronze faz parte de um grupo de cinco “Idades dos Homens”. Antes disso, ocorreram as idades do Ouro e da Prata. Logo após a Idade do Bronze, Idade dos Heróis e Idade do Ferro.

Descoberta do bronze

Idade do Bronze: o que foi, quando ocorreu e quais transformações proporcionou
History.com

Os primeiros humanos a utilizarem ferramentas e armas dependiam basicamente da pedra. Por isso, viviam na época chamada Idade da Pedra. Posteriormente, por volta de ano 6500 aC, passaram a dominar novas técnicas e novas ferramentas. Primeiramente, aprenderam a utilizar o cobre, que rapidamente se espalhou da região em que hoje se encontra a Turquia. A partir dali, chegou em regiões da Europa e do Oriente Médio. Leia mais sobre a Idade da Pedra Lascada, ou período Paleolítico.

Embora o bronze venha de uma combinação baseada em cobre, acredita-se que essa descoberta possa ter acontecido por acaso. É provável que a mistura de cobre e estanho encontrada naturalmente em algumas regiões tenha sido responsável. Assim, quando ferreiros e metalúrgicos da época derreteram a combinação, formaram o bronze.

Em resumo, o bronze é uma liga metálica formada a partir dessa combinação de cobre e estanho. Por causa disso, bronze e cobre são metais parecidos, mas o bronze é mais resistente, ou seja, melhor para fabricar armas e ferramentas.

Ferramentas da Idade do Bronze

Idade do Bronze: o que foi, quando ocorreu e quais transformações proporcionou
Phys.org

Algumas das ferramentas da época que eram feitas com pedra e cobre, passaram a ser produzidas em bronze. Só pra exemplificar, a transformação aconteceu com machados, martelos, capacetes, espadas, lanças, facas e vários outros. Assim, ferramentas e equipamentos tiveram mais qualidade e durabilidade.

Dessa forma, a fabricação de armas favoreceu às caças e deu mais poder militar para as civilizações. Ou seja, figuras de caçadores e guerreiros se tornaram muito mais importantes. Semelhantemente, regiões de exploração de minérios também ganharam muito mais atenção.

A princípio, pode-se criar a impressão que a transformação eliminou as ferramentas mais primitivas, mas não foi o que aconteceu. O processo de domínio do uso do bronze não rompeu completamente com o uso do cobre ou até mesmo da pedra. Ou seja, ao mesmo tempo em que novas ferramentas de bronze eram desenvolvidas, ferramentas de pedra ainda eram utilizadas normalmente.

Início da Idade do Bronze

Idade do Bronze: o que foi, quando ocorreu e quais transformações proporcionou
Times of Israel

Já sabemos o que a Idade do Bronze provocou em transformações, mas quando ela aconteceu? Primeiramente é importante destacar que cada civilização passou por essa fase num período diferente. Por causa disso, é difícil estabelecer uma data exata para a era.

Na Grécia e na China, por exemplo, ela aconteceu por volta de 3000 aC. Ao mesmo tempo, a Idade do Bronze também se desenvolveu na região da Mesopotâmia, no Egito e no vale do rio Indo. Mais tarde, em meados de 1900 aC, também chegou até à Grã-Bretanha.

Por outro lado, em regiões ao sul do Saara, a Idade do Bronze nem chegou a acontecer. Nesse local, a transição foi das ferramentas de pedra diretamente para ferramentas de ferro. Ou seja, o domínio do bronze não aconteceu de forma simultânea ao redor do mundo. Conheça um pouco mais da história da África.

Sociedade

Idade do Bronze: o que foi, quando ocorreu e quais transformações proporcionou
ThoughtCo.

A princípio, a utilização e o domínio das ferramentas de bronze era luxo das pessoas mais ricas. Por muito tempo, trabalhadores de classes mais baixas ainda dependiam da pedra ou do cobre, pois eram ferramentas mais baratas.

Eventualmente, a popularização das técnicas de cunho de bronze chegou em mais pessoas, tornando o metal mais acessível. Comerciantes, ferreiros e outros trabalhadores passaram a se reunir para vender e comprar ferramentas nas cidades. Isso foi determinante para o desenvolvimento das civilizações da época, assim como as invenções da roda e do arado de boi.

Por causa de toda a produção proporcionada pelo domínio do bronze, foi uma era marcada por muitos avanços tecnológicos. Por fim, o homem passou a dominar um novo metal, o ferro. Então, por volta de 1200 aC, a Idade do Bronze teve seu fim e deu-se o início da Idade do Ferro. Aproveite para ler também como foi a Idade do Ferro.

Fontes: Estudo Prático, InfoEscola, Britannica Escola

Imagem de destaque: iDesign

Fonte

Tradutor - Translate »