CAÇAS

Força Aérea dos EUA planeja converter toda frota de caças F-16 em drones

Força Aérea dos EUA planeja converter toda frota de caças F-16 em drones
Defesa03:16 28.06.2020(atualizado 04:36 28.06.2020) URL curtaA Força Aérea dos EUA converteu parte de sua frota de caças F-16 em uma nova versão chamada QF-16. Trata-se de caças operados remotamente, que foram convertidos em drones para realizar diferentes testes e treinamentos. De acordo com a Military Watch, o Pentágono planeja seguir com esta modificação com o…

Defesa

URL curta

A Força Aérea dos EUA converteu parte de sua frota de caças F-16 em uma nova versão chamada QF-16.

Trata-se de caças operados remotamente, que foram convertidos em drones para realizar diferentes testes e treinamentos.

De acordo com a Military Watch, o Pentágono planeja seguir com esta modificação com o resto da frota de caças F-16.

Os QF-16 poderiam ser utilizados para diferentes testes de sistemas de defesa antiaérea, além de serem uma boa plataforma para testar as capacidades dos pilotos norte-americanos.

Ao contrário dos aviões pilotados, carregados de armamento e combustível, estes caças apresentam uma manobrabilidade elevada graças à redução do peso.


©
Foto / R. Nial Bradshaw / Força Aérea dos EUA

Caça F-16 Fighting Falcon com um padrão de pintura “fantasma” passa por manutenção na base aérea de Hill, Utah, EUA 28 de maio de 2020

Dessa forma, espera-se que possam simular os voos dos caças russos Su-30SM e dos chineses J-10B, ressalta a mídia.

Um programa similar foi realizado anteriormente com os caças F-4 Phantom da época da guerra do Vietnã.

No entanto, os F-16, sendo consideravelmente mais avançados em termos de aviônica e eletrônica, são mais fáceis de ser convertidos em drones.

A fabricação dos F-16 começou nos anos 70. O país produziu mais de 4.500 unidades deste modelo, presente também nas Forças Aéreas de muitos países.

Os EUA seguem oferecendo a seus aliados os caças F-16V, que basicamente possuem a estrutura da aeronave original, com uma eletrônica e equipamentos mais modernos.

Fonte

Tradutor - Translate »