AERONÁUTICA

Foguete é lançado da Base de Alcântara como parte de treinamento operacional

Foguete é lançado da Base de Alcântara como parte de treinamento operacional
Home Ciência Espaço Cabo Borges, Soldado Alberto e Soldado Lopes Coelho/CLA Às 17h52 da quinta-feira (25), aconteceu um lançamento de foguete no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. O lançamento fez parte da Operação Falcão I/2020, com um Foguete de Treinamento Básico (FTB) que faz parte de um treinamento operacional das equipes envolvidas.…
  • Home
  • Ciência
  • Espaço

Cabo Borges, Soldado Alberto e Soldado Lopes Coelho/CLA

Às 17h52 da quinta-feira (25), aconteceu um lançamento de foguete no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. O lançamento fez parte da Operação Falcão I/2020, com um Foguete de Treinamento Básico (FTB) que faz parte de um treinamento operacional das equipes envolvidas.

  • Brasil pode lançar microssatélites em Alcântara; planos de expansão revelados
  • Senado aprova Acordo de Salvaguardas Tecnológicas entre Brasil e EUA

A Operação Falcão I/2020 teve como principais objetivos testar comunicações, telemetria, rastreamento e gerenciamento dos procedimentos de segurança e comandos para lançamentos a partir de Alcântara. O foguete atingiu uma altitude máxima de 30 quilômetros em apenas 1 minuto e 15 segundos, com tempo total de voo ficando em 2 minutos e 44 segundos.

Na tarde de hoje (25/6), o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) da FAB lançou um Foguete de Treinamento Básico (FTB)….

Posted by Força Aérea Brasileira on Thursday, June 25, 2020

De acordo com o Coronel Aviador Marcello Correa de Souza, diretor do CLA, o teste de ontem serviu para preparar o local para atividades de grande porte, mostrando que tudo está funcionando devidamente e que Alcântara está pronta para missões mais parrudas.

O foguete FTB usa combustível sólido e é estabilizado por quatro hastes aerodinâmicas, empregando um casulo reutilizável que, depois de reparos, pode ser usado novamente em outras operações para integração do veículo junto à plataforma de lançamento. A Operação Falcão tem apoio da Agência Espacial Brasileira e foi a primeira a ser realizada no CLA neste ano de 2020. O lançamento, contudo, não envolveu cargas úteis científicas, sendo apenas uma missão de teste operacional.

O CLA, com o apoio da AEB, fez seu primeiro lançamento do ano hoje (25/06). A Operação Falcão teve início no dia 22 e…

Posted by Agência Espacial Brasileira – AEB on Thursday, June 25, 2020

Fonte: FAB

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Fonte

Redação

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Tradutor - Translate »