AERONÁUTICA

FAB apresenta Gripen, e Bolsonaro fala em transformação operacional da Força

FAB apresenta Gripen, e Bolsonaro fala em transformação operacional da Força
O presidente Jair Bolsonaro disse que os novos caças Gripen e os aviões de transporte KC 390 podem transformar para sempre a Força Aérea.“Fomos capazes de colocar no ar 2 vetores que podem transformar de forma irreversível [a FAB] na sua operacionalidade”, disse.Bolsonaro deu a declaração na manhã desta 6ª feira (23.out.2020), na Base Aérea…

O presidente Jair Bolsonaro disse que os novos caças Gripen e os aviões de transporte KC 390 podem transformar para sempre a Força Aérea.

“Fomos capazes de colocar no ar 2 vetores que podem transformar de forma irreversível [a FAB] na sua operacionalidade”, disse.

Bolsonaro deu a declaração na manhã desta 6ª feira (23.out.2020), na Base Aérea de Brasília. Ele chegou ao local às 10h43, acompanhado pelo ministro da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos.

Foi recebido pelo ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva.

Estavam presentes outros integrantes do governo: general Hamilton Mourão (vice-presidente da República); os ministros Augusto Heleno (Segurança Institucional), Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), Braga Netto (Casa Civil), Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura).

Também o comandante da Força Aérea, tenente-brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, além de outros oficiais da FAB. Ainda, a embaixadora da Suécia no Brasil, Johanna Brismar-Skoog.

O presidente Jair Bolsonaro e 1 piloto da Força Aérea Brasileira em cerimônia de apresentação do caça F-39E Gripen, na Base Aérea de Brasília Sérgio Lima/Poder360 – 23.out.2020

Na cerimônia, a FAB (Força Aérea Brasileira) comemorou o dia do aviador e apresentou o caça Gripen.

A unidade apresentada é de testes. A previsão é que os primeiros Gripens operacionais sejam entregues em 2021.

A FAB (Força Aérea Brasileira) apresentou a aeronave multimissão F-39E Gripen em cerimônia na Base Aérea de Brasília em homenagem ao Dia do Aviador e da FAB. A aeronave tem uma bandeira do Brasil pintada na cauda Sérgio Lima/Poder360 – 23.out.2020

A FAB (Força Aérea Brasileira) apresentou a aeronave multimissão F-39E Gripen em cerimônia na Base Aérea de Brasília em homenagem ao Dia do Aviador e da FAB Sérgio Lima/Poder360 – 23.out.2020

Bermudez disse que os novos aviões aumentam o poderio aéreo do Brasil. [o Gripen] é capaz de pousar em pistas curtas, rodopistas, e em locais de estrutura reduzida como é o caso do ambiente amazônico”, declarou o comandante da FAB.

“Fomos capazes de colocar no ar dois vetores que podem transformar de forma irreversível na sua operacionalidade”, disse Jair Bolsaro. Ele se refere ao Gripen e ao KC 390, focado em transporte.

“Serão 36 aeronaves no processo, cujo diferencial é a transferência de tecnologia de forma dual, que poderá ser utilizado em outros setores da economia”, declarou o ministro da Defesa.

O avião de guerra tem tecnologia desenvolvida pela empresa sueca Saab. O contrato entre a firma e a FAB foi fechado em 2014, durante o governo de Dilma Rousseff.

O acerto incluiu treinamento de pilotos e mecânicos, além da aquisição de 36 caças. Também faz parte do contrato a transferência de tecnologia. A Embraer poderá fabricar aviões do tipo. O custo foi de US$ 5,4 bilhões.

O 1º avião chegou ao Brasil em setembro, via porto de Navegantes (SC). Voou pela 1ª vez em espaço aéreo brasileiro de Navegantes para a pista da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).

Na 4ª feira (21.out.2020), 2 caças voaram sobre Brasília. O Gripen e 1 Northrop F-5E Tiger 2, que será substituído pelos novos equipamentos de tecnologia sueca. Foi 1 treinamento para a apresentação desta 6ª feira.

O novo caça da FAB, o sueco F-39E Gripen, cruzou os céus de Brasília nesta 6ª feira Sérgio Lima/Poder360 – 23.out.2020

O novo caça da FAB, o sueco F-39E Gripen, cruzou os céus de Brasília nesta 6ª feira Sérgio Lima/Poder360 – 23.out.2020

O novo caça da FAB, o sueco F-39E Gripen ao sobrevoar por Brasília Sérgio Lima/Poder360 – 23.out.2020

O avião pode ser utilizado em missões ar-ar, ar-terra e ar-mar. Tem 10 pontos de carga, onde podem ser conectados armamentos diversos. Ele também pode ser reabastecido em voo.

Em terra, segundo a Força Aérea, pode ser recarregado, reabastecido e inspecionado em 10 minutos. São necessárias 5 pessoas com o treinamento adequado.

O Gripen chega a duas vezes a velocidade do som. Tem 8,6 metros de envergadura, 15,2 metros de comprimento e 4,5 de altura. É movido por 1 único motor General Electric.

De acordo com a Força Aérea, será possível fazer atualizações no caça ao longo de sua vida operacional. Veja todas as fotos do caça Gripen da FAB apresentado nesta 6ª feira.

O dia do aviador é comemorado em 23 de outubro porque nesse dia, em 1906, o brasileiro Alberto Santos-Dumont fez o 1º voo do 14-Bis. A demonstração foi no Campo de Bagatelle, em Paris. Santos-Dumont é considerado o pai da aviação.

Também foi entregue na cerimônia a Ordem do Mérito da Aeronáutica. Ministros e congressistas estavam entre os agraciados. Eis os nomes:

Ministros

Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional); e

Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura).

Senadores

Nelsinho Trad (PSD-MS);

Roberto Rocha (PSDB-MA);

Soraya Thronicke (PSL-MS); e

Vanderlan Cardoso (PSD-GO).

Deputados

Jaqueline Cassol (PP-RO);

Eduardo Bolsonaro (PSL-SP);

Félix Mendonça Jr. (PDT-BA); e

General Peternelli (PSL-SP).

A cerimônia teve a entrega da comenda, mas os agraciados não eram obrigados a comparecer. Eduardo Bolsonaro, por exemplo, não participou da solenidade.

Eis algumas fotos registradas da cerimônia pelo repórter fotográfico do Poder360 Sérgio Lima:

O presidente Jair Bolsonaro e os ministros Ricardo Salles (Meios Ambiente) e Luiz Ramos (Secretaria Geral)Sérgio Lima/Poder360 – 23.out.2020

O presidente Jair Bolsonaro e os ministros Braga Netto (Casa Civil), Ricardo Salles (Meios Ambiente) e Luiz Ramos (Secretaria Geral)Sérgio Lima/Poder360 – 23.out.2020

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) Sérgio Lima/Poder360 – 23.10.2020

Bolsonaro fala com Ramos durante a cerimônia de entrega da medalha da Ordem do Mérito da AeronáuticaSérgio Lima/Poder360 – 23.out.2020

Continuar lendo

Fonte

Tradutor - Translate »