Sem categoria

Escada de acesso se solta durante manobra de navio em Itajaí; assista

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra que a escada externa do navio Maersk Letícia soltou-se durante a entrada da embarcação no Porto de Itajaí na sexta-feira (31). A escada é por onde os práticos, profissionais que manobram os navios, sobem a bordo. ​Leia maisNa gravação, que circula entre portuários em todo o país,…

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra que a escada externa do navio Maersk Letícia soltou-se durante a entrada da embarcação no Porto de Itajaí na sexta-feira (31). A escada é por onde os práticos, profissionais que manobram os navios, sobem a bordo.

De praia artificial a sistema “anti balanço”: os projetos inusitados da construção civil em SC

Anvisa apresenta plano de contingência para coronavírus nos portos em Itajaí

Na gravação, que circula entre portuários em todo o país, uma pessoa alerta para a gravidade da situação. A escada, que está a cerca de nove metros de altura em relação à lâmina d´água, soltou assim que o primeiro prático subiu no navio. A entrada do segundo prático foi suspensa e o caso foi reportado à Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí.

O incidente acendeu o alerta, já que a classe de navios à qual pertence o Maersk Letícia é comum nos portos de Itajaí e Navegantes. Há receio de que o problema se repita em outras embarcações.

O prático Alexandre Gonçalves da Rocha, instrutor no Conselho Nacional de Praticagem, explicou que uma queda, daquela altura, poderia ter consequências sérias.

– O prático poderia ter caído na agua, e essa escada é alta, passa de 9 metros. Numa queda a essa altura, a água não se comporta como água, mas como algo mais duro. A chance de acontecer lesão grave e morte é significativa.

Itajaí

Escada de navio se solta durante manobra em SC

Em janeiro, um prático morreu, nos Estados Unidos, depois de ter caído de uma escada de acesso. O modelo era diferente da que se soltou em Itajaí. Mas Rocha alerta que, segundo dados da Associação Internacional de Praticagem, 20% das escadas com que os práticos trabalham em todo o mundo não estão em conformidade com as regras.

– Sem contar as que não tem manutenção – completou.

Empresa se manifesta

Wallace Siqueira Bezerra, presidente da Itajaí Práticos, se manifestou neste sábado à noite.

– Ficamos aliviados que não houve um acidente com um de nossos práticos. Em situações como esta é necessário que se investigue as causas que levaram ao rompimento de um dos cabos de sustentação da escada – afirmou, ressaltando que a investigação caberá à Autoridade Marítima.

Ele explicou que os navios são submetidos à inspeções regulares, em que diversos itens são verificados para constatar a conformidade para operação segura do navio. Wallace completa, afirmando que esse tipo de acidente é preocupante porque é a maior causa de óbitos da atividade. Os práticos envolvidos deverão ser ouvidos no procedimento investigatório, segundo ele, para contribuir no esclarecimento dos fatos.

Estado publica edital de concessão do Centro de Eventos de Balneário Camboriú à iniciativa privada

Facção criminosa pode estar por trás do aumento das apreensões de cocaína nos portos de SC

A Marinha do Brasil confirmou, em nota, que uma das alças da escada de quebra-peito do navio mercante foi rompida. “Na ocorrência, o prático foi capaz de manter o equilíbrio e finalizar o embarque, e não houve feridos”.

O comunicado afirma, ainda, que uma equipe da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, que realizava ações de inspeção naval no Rio Itajaí-Açu, se deslocou para o local e realizou perícia inicial imediatamente após a atracação do navio. Um procedimento administrativo foi instaurado para apurar o ocorrido.

A Maersk também confirmou o incidente. No entanto, não fala em rompimento. Em nota, afirma que a corda se soltou. “A Maersk reitera que segue todas as regras de segurança da Marinha Brasileira e da International Maritime Organization (IMO). A segurança de todos é a prioridade máxima para a Maersk”.

O navio atracou e operou normalmente. A embarcação já seguiu viagem para o Porto de Paranaguá.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Últimas do colunista

Loading interface…

Fonte

Redação

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Categorias

Destaques

Tradutor - Translate »