DESTAQUE

Alargamento da praia em Balneário Camboriú ocorre em meio à temporada de baleias

Alargamento da praia em Balneário Camboriú ocorre em meio à temporada de baleias
Dois biólogos estão monitorando, 24 horas, a atividades de grandes animais marinhos como baleias, golfinhos e tartarugas nas proximidades das obras de alargamento da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú. O objetivo é acompanhar a frequência e a aproximação da fauna marinha das áreas de atuação da draga. Esse trabalho é especialmente…

Dois biólogos estão monitorando, 24 horas, a atividades de grandes animais marinhos como baleias, golfinhos e tartarugas nas proximidades das obras de alargamento da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú. O objetivo é acompanhar a frequência e a aproximação da fauna marinha das áreas de atuação da draga. Esse trabalho é especialmente importante porque as obras ocorrem em meio à temporada de baleias no Litoral catarinense, e elas têm sido vistas com regularidade na região de Balneário Camboriu.

Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp

Maria Heloísa Lenzi, secretária de Meio Ambiente de Balneário Camboriú, diz que a qualquer aproximação a draga precisa interromper as atividades até que o animal saia de perto do equipamento, para evitar acidentes. Até agora, no entanto, isso não foi necessário.

A única ocorrência de aproximação de baleia registrada foi avistada por equipes em terra, que perceberam a presença de um animal na enseada. No entanto, a baleia não nadou para a região mais perto da dragagem e não houve necessidade de paralisação dos trabalhos.

Foto aérea do alargamento da praia em Balneário Camboriú causa polêmica

Alargamento da praia em Balneário Camboriú já faz subir preço dos imóveis

A secretária explica que são feitos dois programas paralelos de acompanhamento de fauna, um para as aves e outro para os animais aquáticos – o que engloba desde organismos invisíveis a olho nu, até as gigantescas baleias que nadam na costa. Estão previstas coletas de água a cada 15 dias, para acompanhar a situação dos animais microscópicos que habitam a orla e a região da jazida.

Alargamento da faixa de areia em Balneário Camboriú; veja ao vivo

Alargamento da praia em Balneário Camboriú pode ficar mais caro; entenda

O primeiro impacto à fauna foi a presença de milhares de conchas, que chegaram à praia junto com a areia do alargamento. A Secretaria de Meio Ambiente informou ao NSC Total que o caso está sendo monitorado. Segundo o professor de Ecologia e Oceanografia da UFSC, Paulo Horta, o caso demanda atenção porque a súbita retirada das conchas, em grande quantidade, pode causar desequilíbrio.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia também

Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer

Entenda o conflito no Afeganistão com volta do Talibã ao poder em 10 perguntas e respostas​​​​

Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid​​

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac

Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Fonte

Tradutor - Translate »